sexta-feira, 30 de abril de 2010

ANJOS DA GUARDA NÃO TIRAM FÉRIAS... NEM SE APOSENTAM
Abril de 2010.


Sempre tive uma quedinha por eles, pois nunca achei que deveria ocupar os Superiores com pedidos, pois minhas necessidades não eram tão grandes assim. Mas que a gente precisa de alguém olhando lá de cima, precisa. E sempre contei com eles.

A crença em anjos e espíritos protetores vem desde a antiguidade, e mesmo em Platão encontramos referências a eles. No Islamismo, no Judaísmo, enfim, sempre foram considerados entidades existentes. Foi na Espanha, no século V, porém, que a idéia de um anjo da guarda para proteger e guiar cada pessoa ficou mais difundida. Tal crença tornou-se tão forte que a Igreja Católica estabeleceu, no século XVII, o dia 2 de outubro como o dia a eles dedicado.

Na literatura, temos o célebre “Dr. Fausto”, com seus dois anjos, um “bom”, outro “mau”, que lhe sugeriam coisas bem diversas. Todas as obras que apresentam esse personagem basearam-se em lenda sobre um médico alemão que teria feito um pacto com o diabo. Discussões sobre a existência ou não de um Dr. Fausto não cabem aqui, e o que interessa é que se tornou um arquétipo da alma humana; nos últimos cinco séculos, tem aparecido na literatura, no teatro e na música com bastante freqüência. Mas acho que Goethe foi quem melhor tratou do assunto. Prometo que não vou trazer Freud, Lacan, Jung para essa crônica, para tentarmos entender o bem e o mal que existe dentro de cada um de nós... Na verdade, os anjos a que me refiro são nos ajudam nas ocasiões mais complicadas.

Aqui nos Estados Unidos, uma pesquisa realizada há alguns anos revelou que setenta por cento dos americanos acreditam em Anjos da Guarda, e metade deles entende que existe um anjo da guarda para cada um de nós. No Brasil, deve ser mais ou menos a mesma coisa.

Não me lembro quando descobri o nome do meu anjo, o Nanael. É o correspondente ao dia do meu nascimento, 11 de maio. Como são setenta e poucos, se não me engano, ele também cuida das pessoas que nasceram em alguns outros dias. Protege, de maneira geral, os professores, os magistrados, os homens que lidam com a lei e os eclesiásticos. Isso, se sobrar tempo depois de todo o trabalho que dou a ele.

Tive mais uma “prova” de que Nanael não tirou férias de mim, agora que vim passar uns dias no Texas. Ele poderia ter aproveitado para descansar, pois estou sempre dando canseira nele. E tampouco aposentou-se comigo - continua lá. Falando na tal “prova”, Mônica, minha nora, precisava que eu fosse substituí-la na Academia, sábado passado, para alguma eventualidade, já que ela não poderia ir, em razão de outro compromisso muito importante. Pediu-me que, na volta, trouxesse o livro-caixa, para preparar o movimento contábil. Junto, eu peguei os comprovantes dos cartões de crédito assinados pelos alunos e o dinheiro em espécie das vendas das camisetas e quimonos.

Depois que fechamos a academia e almoçamos, fui com Igor ver um filme. Adoro levar os netos ao cinema, pois tenho, assim, uma bela desculpa para ver os geniais desenhos animados que turma tem feito nos últimos tempos. São tão inteligentes e bem bolados que eu, aficionada pela sétima arte, não quero perder nenhum. Compramos um balde de pipoca, refrigerantes e, munidos dos óculos 3D, nos abuletamos nas confortáveis poltronas do Cinemark Webster, que tem 18 salas.

“Como treinar seu dragão” é realmente muito bom. Eu havia trazido do Brasil o livro que deu origem ao filme, e Igor, como era de se esperar, disse que o livro é muito melhor. Enfim, a técnica 3D não consegue ainda superar o papel e a tinta. Saímos comentando o filme, rindo muito e curtindo um a companhia do outro. Somente em casa, dei-me conta que o livro-caixa, o dinheiro (cerca de trezentos dólares) e os comprovantes do cartão de crédito não estavam na bolsa.

Quase tive um infarto! Logo eu, histericamente cuidadosa, fui perder algo tão importante! Na verdade, o dinheiro e os recibos do cartão de crédito não eram o problema. O drama era o que fazer para preparar a contabilidade sem os documentos. Como estávamos no dia 24 do mês, o movimento de tantos dias estava perdido, e seria muito difícil preparar o balancete para calcular os impostos devidos. Entrei em pânico, é claro. Sentia-me uma completa idiota... Primeiro, tinha sido a batida de carro... agora, vinha isso... Mas, às onze da noite, nada poderia ser feito. Teríamos que aguardar 12 horas para a reabertura do cinema... E me peguei com meu anjinho.

Nem preciso contar que acordei cedíssimo. E lá estava eu, junto à bilheteria, no momento em que a atendente abriu os trabalhos. Expliquei tudo direitinho; em 10 minutos, o gerente apareceu com o bendito livro-caixa na mão, os trezentos e sete dólares intactos, e mais os papeluchos do cartão de crédito! Mal podia acreditar, mas Nanael e os funcionários da limpeza me salvaram!

É claro que não existe prova científica da existência dos anjos, e a única “evidência” são as referências a esses seres em uma longa tradição religiosa, quase tão antiga quanto a história do homem. E para quem nasceu nos dias 11 de maio, vinte e sete de fevereiro, dezesseis de dezembro, 4 de outubro e vinte e três de julho, vejam, abaixo, como seriam as pessoas “protegidas” por esse anjo da guarda. Meus comentários vão entre parênteses. Sem dúvida, é mais uma questão de fé do que qualquer coisa. Eu continuo contando com Nanael para o que der e vier.



NANAEL – Quem nasce sob essa influência se distinguirá por conhecer as ciências abstratas, amará a vida tranqüila (???), a paz, a meditação (???) e ouvir músicas clássicas. Sua luz transcende e, através dela, vê-se sua inocência (???) e sua verdade (existe uma verdade?). Poderá ter vocação religiosa (essa, não!) ou para conhecer assuntos metafísicos. Digno de confiança, não comete nunca uma ação imprudente ou impensada (quem acreditar nisso, vai se dar mal). Gosta de relacionamentos sólidos e é o amigo que todos querem ter (isso, sim). Dotado de grande afetividade, vive em função do amor e tudo que é belo e comove. Geralmente, mais passional que ativo, sabe controlar seus instintos sem reprimi-los (quem quiser testar, vai ver). Sua inteligência se desenvolve mais por experiência do que por estudos (isso é verdade). Tende a construir coisas belas com fins altruístas (preciso cuidar disso). Seu prestígio não alimenta sua vaidade (qual prestígio?). Viverá dentro de sua realidade e se dedicará integralmente a viver uma existência pacífica, com muita dedicação e esforço, fazendo tudo de forma perfeita e limpa. Poderá ter ocorrido problemas de saúde na infância e na adolescência, mas apesar da fragilidade física (???), possui um espírito extremamente ágil e guerreiro (pode ser). Bon vivant, sabe desfrutar as coisas boas da vida (é claro!), sem por isso partir para atos grosseiros ou impensados (nossa!). É a coluna que sustenta a humanidade (apesar da osteoporose).


2 comentários:

  1. Incrível como vc, para contar um caso, abrange tantos assuntos e conhecimentos.
    Haja cultura!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Boa noite! Espero que a senhora leia esta mensagem, rsrs.. Aqui quem lhe escreve é Marina Barbosa, filha do Jorge Marcos, sobrinha do Paulo Augusto (seu afilhado), filho da Wanda e do Tabajara, irmão do Luis Carlos (que foi seu aluno no colégio Irineu Marinho)e que passava férias na sua casa, ufa! rsrsrs... Desculpe toda esta descrição, mas minha avó está aqui do meu lado e não deixou que me esquecesse de escrever nenhuma vírgula. Espero que seja a mesma pessoa que estamos procurando, pelo menos é o que parece, já que lendo seus textos descobrimos também o nome de seu filho Vinícius e o de sua mãe D.Eny, não é possível tanta conhecidência! rsrs...Minha avó gostaría de notícias suas. Vou lhe passar meu email para que possamos nos comunicar e passar meus telefones de contato. marinaglasserbb@hotmail.com
    Espero que seja realmente quem procuramos.
    Cordialmente,
    Marina G. Barbosa.

    ResponderExcluir